Coisas que todo mundo sabe: a Manaus/Amazonas Energia é uma merda!

Concessionárias de Manaus - Maze 04 2012A categoria desse post devia ser “Ah, só agora que tu viu isso!?” ou “o óbvio”. Não precisa ser gênio, nem precisa de pesquisa, para sabermos de óbvios, que as concessionárias manauaras são uma bosta em quesito prestação de serviço! Basta ser amazonense!

Mas só agora que a Aneel, que nunca se decide se existe pra punir incompetente ou passar a mão na cabeça dos mesmos, viu que a Eletrobrás Manaus/Amazonas Energia é uma baita duma empresa vagabunda, que faz uma transmissão de energia ultraporco no estado. Fonte: d24 am.

É o seguinte: a Amazonas Energia, Manaus Energia, Eletronorte ou Eletrobrás, é tudo a mesma empresa, que só mudam de nome e CNPJ para continuarem 20 anos no poder monopolizado da energia da cidade. Fornece uma energia capenga que vive caindo, senão fica variando de fase, e que não consegue se manter quando cai uma chuva um pouco mais forte. Colocam toda a culpa da irresponsabilidade deles na chuva, na placa de zinco, no sol, na lua, nas estrelas. Mesmo assim manda contas de luz de valores especuladas. E no final das contas, nunca é punida por nada, pois multinhas de milzinhos reais que toma da Arsam não fazem cosquinhas em quem tem bilhões ou trilhões de reais! Todo manauara com cérebro sabe disso!

Um dos fatores que causou essa maior arruinação da empresa foi a festa que ela deu ano passado, causando nada menos que cinco, 5 blecautes na cidade inteira (!!!), causando até falta de água junto (não é de hoje que a outra empresa vagabunda, Águas do Amazonas/Manaus Ambiental, joga a culpa na concessionária de energia). Claro que isso é fichinha diante do que fizeram à cidade por volta de 98 (não me lembro direito a data porque eu era pequeno), quando todos os dias estava havendo corte de energia na cidade inteira (eu morava no Centro na época — se apagava o Centro era porque apagou na cidade inteira) no período da noite!! Era um inferno!!

Mas do que adianta esse relatório diante da Manaus/Amazonas Energia? Ela não vai ser punida, então ela tá cagando e andando pro que a Aneel constata! Isso é o que dá mais ódio! Há uma coisa estranha nesse país aonde todo mundo sabe que fulano de tal é vagabundo, mas ninguém faz nada e tudo fica por “assim mesmo”! Aqui a concessionária faz o que quer, nunca é punida ou ameaçada de demissão, e nem em último caso os eleitores manauaras mudam de votam pra eleger alguém que não seja conivente com essas empresas: sempre se vota no mesmo político de sempre que é financiado por essas concessionárias!

Agora, claro, vem a parte da famosa “nota de esclarecimento” que  não esclarece nada, só vem pra mentir muito e descaradamente! Pra justificar tudo, dizer que “não é bem assim”, que tá tudo bem.

A Manaus/Amazonas em nota informou, quer dizer, mentiu, dizendo que está trabalhando continuamente pra melhorar os índices. Não, vocês trabalham!?? Onde, quando?? Eu não estou vendo!! Dizem que também que uma melhoria já pôde ser percebida no primeiro bimestre deste ano. Você manauara percebeu!? Porque eu aqui não percebi nada de melhor! Continua a sumir energia, principalmente quando chove, e o meu computador e o estabilizador do meu computador continuam a sofrer com variações e mesmo quedas rápidas de energia!! Eu tô avisando: se meu PC que eu amo tanto queimar, vocês vão ter que me dar um novo de última geração mais uma baita indenização pelos arquivos perdidos (danos materiais e morais)!!

Continuando com o Ministério Das Desculpas Esfarrapadas, a empresa disse que a energia do interior desse estado (Amazonas, seu paulistano que não estuda geografia) são ‘um grande desafio’. É, realmente pra vagabundo trabalhar é um grande desafio mesmo! Onde em pleno Século XXI seria dificuldade mandar energia para interiores só porque é entrecortado entre florestas?? Se vocês têm medo do mato então peçam pra sair!!

Engraçado essa parte: dizem eles que em regiões como Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília, a empresa ficou à frente de outras empresas concorrentes. Tipo, considerando ser verdade, o que fica aparente é que a Eletrobrás/Manaus/Amazonas Energia só é capaz de fazer um serviço descente quando há concorrência. Em situação de monopólio, como é aqui, ela simplesmente é incapaz de fazer o que é capaz. Interessante, não é mesmo!?

Agora, a empresa tá dizendo que os problemas manauaras serão resolvidos com a conexão de Manaus ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Assim parece muito fácio, porque joga a responsabilidade da administração pras Usinas de Itaipu, que por sinal também estão dando prego, e no final eu já sei qual vai ser o nome da “melhoria”: novo problema!! E se isso acontecer, nós estamos jogando uma salvação que temos na lata do lixo! Se lembram do apagão nacional que nós tivemos? Pois é, nós daqui da região norte não sentimos nada! Justamente porque nossa energia não é interligada ao restante do país! Se a gente se desfazer disso, no próximo apagão nacional que tivermos (e vai ser no meio da Copa de 2014) nós iremos apagar junto! Em suma, essa interligação nacional é um retrocesso! O governo utiliza esse papo de união elétrica nacional só pra tranqüilizar quem é burro. Muito mais inteligente seria 4 superusinas independentes para: um pra abastecer a região norte, outra pra região nordeste, outra pro centro-oeste, e a última pro sudeste e sul do país. Caso ocorra um apagão, pelo menos apenas uma região vai sentir.

Tá Aneel, você já sabe que a Eletrobrás é uma merda. Agora: e daí!? A gente já sabia disso há muito tempo! Vocês já sabem, e então!? Vão fazer alguma coisa? Vão punir a empresa? De verdade, ou fingir que vão punir!?

E você que já sabe a muito tempo que a Eletrobrás não vale nada: porque continua a votar nos mesmos políticos que são financiados por ela!?

Anúncios

Publicado em quarta-feira, 27 março 2013, em Eletrobrás / Manaus/Amazonas Energia, Manaus - Amazonas e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe seu comentário aqui. Mas ATENÇÂO: não insira nenhum link no seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: