Dia das Mães tem propaganda slut-shaming oculto – saiba porquê.

placa-mãeEu pessoalmente não gosto do Dia das Mães, pelo motivo de ter sido historicamente oprimido demais pela minha mãe – daí que eu desdenho do dia. Um colega de escola da década passada comentara: “cadê o dia dos filhos?´´. O pior é saber que ainda hoje muitas mães estão sendo “mães´´ apenas de mandar: amar o filho, porra nenhuma! Isso acontece por dois principais motivos: 1) pessoas estão tendo filhos cedo demais e 2) pessoas estão tendo filhos não porque querem, mas sim porque a sociedade obriga; as pessoas cobram que o casal logo tenha filho, e que logo depois dê um irmãozinho à esse filho…

Hoje minha mãe não é mais um demônio na minha vida, graças à James! O problema é que ela já fez muita merda… impossível esquecer ou perdoar. Ainda mais sabendo que toda mãe de machuda ou viado tem a tendência de ser uma errante pra caralho, e depois de todos os erros aí sim vai vir pedir desculpas… depois de tanto estrago? Se não fosse pela minha mãe, 50% do meu sofrimento nem existiria!

Mas o assunto de hoje não é sobre isso!

Ainda bem que mães-monstro como a minha (foi) são minoria, que (ao menos é o que diz o povo) mãe é tudo de bom, etc e tal… e seguindo esse raciocínio, realmente ser mãe de verdade (e não ser apenas uma manda-chuva) é um guerreirismo: ficar grávida e parir deve ser um quinto dos infernos, então merecedor de toda nossa consideração! Cuidar dos filhos, cuidar de verdade, dá trabalho, toma paciência e é preciso até instinto pra saber porquê o bebê está chorando ou o que o seu filho de 4 anos está tentando lhe dizer!

Nada mais justo do que ter um dia em homenagem, certo? Corretíssimo!

Mas o quê a televisão diz pra você fazer no dia das mães?

Comprar máquina de lavar, fogão, geladeira, cafeteira, torradeira, eletrodomésticos em geral… e dar de presente pra sua mãe!

Que merda é essa?

Deste quando isso são presente? Quem desejaria ganhar um fogão de presente de aniversário? Quando essas mães foram crianças, desejaram ganhar eletrodomésticos de presente de aniversário? Aonde que você daria uma máquina de lavar pro seu pai no Dia dos Pais?

Os presentes que a imprensa sugere que você dê pra sua mãe reduz sua mãe a mera empregada doméstica: fogão = fazer comida, máquina-de-lavar = lavar roupa, geladeira = comida de novo… chega a ser um insulto à sua mãe, você tratando, inconscientemente, a sua mãe como “útil porque ela faz comida, lava minha roupa, lava minha louça, faz o trabalho doméstico por mim´´.

Assim, o Dia das Mães, ao invés de ser uma data de amor pela sua mãe, acaba sendo uma propaganda slut-shaming, uma propaganda que insere inconscientemente um tratamento às mulheres como empregadas domésticas, em vez de tratá-las como seres humanos que são!

E também uma data de consumismo! Não é à tôa que é a 2ª data mais lucrativa, logo depois do Natal, que já virou uma festa da compra, e nada mais restou de “nascimento de Jesus´´ ou “espírito de autruismo´´. “Ah, mas aí como a renda do país vai crescer?´´ E como NÓS vamos ficar, comprando o que não precisamos, jogando máquinas que ainda prestam, no lixo? Nossa riqueza é o que nós temos, e não o “comprar-jogar fora-comprar´´, como o petismo e o neo-direitismo quer nos fazer crer!

Fazer o quê então? Abolir o dia das mães?

Não! Apenas ser mais esperto: não comprar nenhum “cama-mesa-e-banho´´ pro Dia das Mães!

Tipo, comprar um smartphone pra substituir aquele celular da década passada que sua mãe ainda usa por medo da tecnologia Android! Esse seria o presente que a imprensa sugestionaria pra você comprar pro seu pai, não é mesmo?

Recentemente descobri que as caixas de artesanato que dou de presente pra minha mãe são muito melhores do que as geladeiras caras que outras mães recebem: no meu presente há um carinho sincero e uma valorização do ser vivo que é a minha mãe! Já a geladeira é tar chamando sua mãe de empregada doméstica, e eu odeio machismo!

Outra dica de presente é uma reunião famliar, um jantar em família. Há quanto tempo você não vê sua mãe, não pergunta se está tudo bem com ela? Uma demonstração de amor é mais importante que tudo! Certamente o maior presente de sua mãe é saber que seu/sua filh@ a ama!

Anúncios

Publicado em segunda-feira, 11 maio 2015, em Machismo, SlutShaming, Sociedade brasileira. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe seu comentário aqui. Mas ATENÇÂO: não insira nenhum link no seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: